Universidade de Brasília
Especialização em Gestão Escolar
Márcio de Oliveira Fontenele
Almeida, Maria Elizabeth
Bianconcini, Gestão das tecnologias na escola.
Gestão das tecnologias na escola
As
tecnologias de início serviam á escola para informatizar os procedimentos
administrativos, depois entraram para a
aprendizagem sem uma ligação efetiva com
o conteúdo e atividades de sala de aula, faziam parte de projetos
extraclasse. Essas atividades levaram a
compreensão que o uso das tecnologias de informação e comunicação na escola,
principalmente com o uso da internet, expande a informação atualizada e promove
as comunidades colaborativas com fins de estabelecer interação para a
informação e o conhecimento.
O
texto nos faz pensar em uma linha do tempo relacionada com o uso das
tecnologias na escola e quais eram suas funções. Chegando até uma compreensão
que essas ferramentas podem servir muito mais do que somente gerenciar dados
para a administração escolar.
Fator
primordial para o uso com qualidade das tecnologias é a formação continuada dos
professores e gestores, que assim melhor promoverão projetos e atividades
desenvolvidos com os recursos tecnológicos, objetivando a prática pedagógica.
Ainda outras dificuldades são facilmente identificadas: ausência de condições
físicas e técnicas adequadas, posturas de dirigentes pouco familiarizados com a
questão tecnológica. Logo cursos de
formação para professores e gestores são instalados e pretendem através do AVA
(Ambiente Virtual de Aprendizagem) fazer que estes atores do processo ensino
aprendizagem incorporem conceitos e
criem estratégias para que o uso das TIC´s, de acordo com nosso tempo e sejam
utilizadas para a interatividade educacional.
Citações:
“As tecnologias de informação e
comunicação foram inicialmente
introduzidas na educação para
informatizar as atividades administrativas,
visando agilizar o controle e a
gestão técnica, principalmente no que se
refere à oferta e à demanda de
vagas e à vida escolar do aluno.”
“Tais atividades levaram à
compreensão de que o uso das tecnologias de
informação e comunicação - TIC na
escola, principalmente com o acesso à
Internet (2), contribui para
expandir o acesso à informação atualizada e,
principalmente, para promover a
criação de comunidades colaborativas que
privilegiam a comunicação; “
Segundo o Prof. António Nóvoa:
“Temos que esquecer o futuro para
poder ter o futuro, ou seja, não adianta
preparar os alunos para o amanhã
que não se conhece, se o presente, por
si mesmo, constitui um grande
desafio a ser superado”.
“O fator primordial para a
criação de comunidades e culturas colaborativas de
aprendizagem, intercâmbio e
colaboração é a qualidade da interação, quer
presencial ou a distância, cuja criação
poderá viabilizar-se a partir da
formação continuada e em serviço
do educador.”
“...e o sucesso desta
incorporação está diretamente relacionado com a
mobilização de todo o pessoal
escolar, cujo apoio e compromisso para com
as mudanças envolvidas nesse
processo não se limitam ao âmbito
estritamente pedagógico da sala
de aula. As mudanças se estendem aos
diferentes aspectos envolvidos
com a gestão do espaço e do tempo escolar,
com a esfera administrativa e
pedagógica.”
“Anuncia-se um novo tempo,
cabendo a cada educador, seja gestor ou
professor, participar de
processos de formação continuada e em serviços 10
que criam a oportunidade de
formação de redes colaborativas de
aprendizagem apoiadas em
ambientes virtuais para encontrar, no coletivo
da escola, o caminho evolutivo
mais condizente e promissor de acordo com
a identidade da escola e com o
contexto em que se encontra inserida.”
Depois da
leitura do texto 6, Gestão de tecnologias na escola, e da vivência prática de
vinte anos em regência de classe na escola pública do Distrito Federal, posso
dizer que a escola não se encontrou ainda com o tempo real tecnologico. A falta de condições físicas e materiais
aliado a pouca intenção de formação e manuseio das ferramentas tecnológicas de
gestores e professores faz a escola se caracterizar pelo anti-moderno , giz e
quadro negro. Não quero dizer que seja uma regra, mas ao mesmo tempo que a adequação aos aparatos tecnológicos
anda a passos de” jabuti”, as escolas continuam a receber “doações” de computadores
e outros equipamentos de outros orgãos públicos que os jogariam no lixo. Esse é
um exemplo de como é tratada a educação no país, não serve mais para os
ministérios ou outros do executivo, legislativo mas serve para a escola, lá é
deposito mesmo!
A construção
de espaços colaborativos com a participação de todos os membros da comunidade
escolar efetivamente, deve se dar com a disponibilização dos equipamentos
tecnológicos pela escola, bem como a formação continuada para professores,
alunos, pais, servidores e gestores. A escola que tem o objetivo do ensino de
qualidade, a mudança de postura das pessoas diante da sociedade em tempo real,
deve produzir, disponibilizar e atualizar esse conhecimento.
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