Fichamento 2

Universidade de Brasília
Especialização em Gestão Escolar
Márcio de Oliveira Fontenele



Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini, Gestão das tecnologias na escola.



Gestão das  tecnologias na escola


                As tecnologias de início serviam á escola para informatizar os procedimentos administrativos, depois  entraram para a aprendizagem  sem uma ligação efetiva com o conteúdo e atividades de sala de aula, faziam parte de projetos extraclasse.  Essas atividades levaram a compreensão que o uso das tecnologias de informação e comunicação na escola, principalmente com o uso da internet, expande a informação atualizada e promove as comunidades colaborativas com fins de estabelecer interação para a informação e o conhecimento.
                O texto nos faz pensar em uma linha do tempo relacionada com o uso das tecnologias na escola e quais eram suas funções. Chegando até uma compreensão que essas ferramentas podem servir muito mais do que somente gerenciar dados para a administração escolar.
                Fator primordial para o uso com qualidade das tecnologias é a formação continuada dos professores e gestores, que assim melhor promoverão projetos e atividades desenvolvidos com os recursos tecnológicos, objetivando a prática pedagógica. Ainda outras dificuldades são facilmente identificadas: ausência de condições físicas e técnicas adequadas, posturas de dirigentes pouco familiarizados com a questão tecnológica.  Logo cursos de formação para professores e gestores são instalados e pretendem através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) fazer que estes atores do processo ensino aprendizagem incorporem  conceitos e criem estratégias para que o uso das TIC´s, de acordo com nosso tempo e sejam utilizadas para a interatividade educacional.


Citações:

“As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente
introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas,
visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente no que se
refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno.”

“Tais atividades levaram à compreensão de que o uso das tecnologias de
informação e comunicação - TIC na escola, principalmente com o acesso à
Internet (2), contribui para expandir o acesso à informação atualizada e,
principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que
privilegiam a comunicação; “

Segundo o Prof. António Nóvoa:
“Temos que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou seja, não adianta
preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por
si mesmo, constitui um grande desafio a ser superado”.

“O fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de
aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer
presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a partir da
formação continuada e em serviço do educador.”   

“...e o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a
mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com
as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito
estritamente pedagógico da sala de aula. As mudanças se estendem aos
diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo escolar,
com a esfera administrativa e pedagógica.”

“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou
professor, participar de processos de formação continuada e em serviços 10
que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de
aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo
da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com
a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.”


Depois da leitura do texto 6, Gestão de tecnologias na escola, e da vivência prática de vinte anos em regência de classe na escola pública do Distrito Federal, posso dizer que a escola não se encontrou ainda com o tempo real tecnologico.  A falta de condições físicas e materiais aliado a pouca intenção de formação e manuseio das ferramentas tecnológicas de gestores e professores faz a escola se caracterizar pelo anti-moderno , giz e quadro negro. Não quero dizer que seja uma regra, mas ao mesmo tempo  que a adequação aos aparatos tecnológicos anda a passos de” jabuti”, as escolas continuam a receber “doações” de computadores e outros equipamentos de outros orgãos públicos que os jogariam no lixo. Esse é um exemplo de como é tratada a educação no país, não serve mais para os ministérios ou outros do executivo, legislativo mas serve para a escola, lá é deposito mesmo!

A construção de espaços colaborativos com a participação de todos os membros da comunidade escolar efetivamente, deve se dar com a disponibilização dos equipamentos tecnológicos pela escola, bem como a formação continuada para professores, alunos, pais, servidores e gestores. A escola que tem o objetivo do ensino de qualidade, a mudança de postura das pessoas diante da sociedade em tempo real, deve produzir, disponibilizar e atualizar esse conhecimento.

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