Fichamento 1

Universidade de Brasília
Especialização em Gestão Escolar
Márcio de Oliveira Fontenele

Funções e papeis da tecnologia


Vieira, Alexandre Thomaz. Funções e papeis da tecnologia

O autor traz uma proposição de como uma equipe gestora pode utilizar eficientemente a tecnologia a favor do conhecimento, de acordo com objetivos, entendimento das ferramentas e cultura inseridos em uma comunidade. Essas colocações trazem um espectro de teoria, formalizando talvez essas realizações em função da qualitativa prestação de serviços de uma equipe gestora.


Citações do texto:

“O trabalho só se realiza quando o professor domina os conceitos e ás práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-as ao seu trabalho pedagógico.”
“Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados.”
“Dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos.”
“Informação na forma de documento ou de comunicação audível ou visível é uma mensagem.”
“Para transformar o dado em informação: contextualizar, categorizar, calcular, corrigir e condensar. Assim computadores podem ser grandes aliados nessa transformação de dados em informação.”
“Conhecimentos derivam de informações assim como informações derivam de dados.”
“A produção de uma informação a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação.”
“As informações são organizadas e produzidas interagindo com a cultura já existente resultando em sintonia ou ressonância.”
“Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.”


Conclusão:

            Com todo o exposto, acredito que a caracterização e utilização da tecnologia pela gestão da escola, para que estas sirvam qualitativamente no processo ensino-aprendizagem, está diretamente relacionado com os objetivos educacionais e conhecimento destas ferramentas pela equipe gestora. Tais ferramentas podem trazer as informações através dos dados obtidos, e por tanto gerando conhecimento . Mas isso terá efeito em função das intervenções da gestão escolar que propiciará o conhecimento qualitativo ou a informação despercebida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário