Universidade de Brasília
Especialização em Gestão Escolar
Márcio de Oliveira Fontenele
Funções e papeis da tecnologia
Vieira, Alexandre Thomaz. Funções e
papeis da tecnologia
O autor traz uma proposição
de como uma equipe gestora pode utilizar eficientemente a tecnologia a favor do
conhecimento, de acordo com objetivos, entendimento das ferramentas e cultura
inseridos em uma comunidade. Essas colocações trazem um espectro de teoria,
formalizando talvez essas realizações em função da qualitativa prestação de
serviços de uma equipe gestora.
Citações do texto:
“O trabalho só se realiza quando o
professor domina os conceitos e ás práticas relacionadas com a tecnologia,
transpondo-as ao seu trabalho pedagógico.”
“Conhecimento não é dado nem informação,
embora ambos estejam relacionados.”
“Dados são conjuntos de fatos distintos
e objetivos.”
“Informação na forma de documento ou de
comunicação audível ou visível é uma mensagem.”
“Para transformar o dado em informação:
contextualizar, categorizar, calcular, corrigir e condensar. Assim computadores
podem ser grandes aliados nessa transformação de dados em informação.”
“Conhecimentos derivam de informações
assim como informações derivam de dados.”
“A produção de uma informação a partir
de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação.”
“As informações são organizadas e
produzidas interagindo com a cultura já existente resultando em sintonia ou
ressonância.”
“Tudo isso aponta para a necessidade de
clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.”
Conclusão:
Com
todo o exposto, acredito que a caracterização e utilização da tecnologia pela
gestão da escola, para que estas sirvam qualitativamente no processo
ensino-aprendizagem, está diretamente relacionado com os objetivos educacionais
e conhecimento destas ferramentas pela equipe gestora. Tais ferramentas podem
trazer as informações através dos dados obtidos, e por tanto gerando
conhecimento . Mas isso terá efeito em função das intervenções da gestão
escolar que propiciará o conhecimento qualitativo ou a informação despercebida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário